
Um roteiro simples, bucólico, forte e real sobre a vida que nunca mais vou esquecer. No Oscar 2011 ele concorreu em algumas catégorias, mas só na semana passada eu tive a surpresa de assistir e admirar. A história se passa no estado de Missouri, nos Estados Unidos. Lá a maioria das famílias são de agricultores e pessoas que moram na na zona rural. Moradores sem glamour, sem ficção... O filme retrata bem um perfil social que existe lá, igual em muitos outros países de terceiro mundo. A realidade é gritante, muitos problemas com drogas e gangues inteiras envolvidas em uma só ação. Cidade de interior se tem uma mania que se chama: "A Lei do Silêncio" porque para denunciar certos esquemas, o cara corre o risco de por sua cabeça em jogo. Então em muitas vezes acontecem coisas que até a própria lei fecha os olhos. E o civil pobre sem recursos, a situação ainda é mais delicada para dar um de herói infelizmente. Jennifer Lawrence é a protagonista de Inverno da Alma, essa menina interpretou com uma emoção no sembrante, que realmente mereceu todas as críticas positivas que recebeu. Ela convenceu, a gente sofre junto a ela que procura desesperadamente por seu pai e uma resposta. Na minha opinião grande carreira futura promissora no cinema. Nesse filme o que mais se tem é vilão e dos bons! Nele não existe mocinho, conto de fadas. Talvez por esse motivo, que me prendeu ao começo ao fim, mesmo tendo uma narrativa mais lenta. Muitas cenas singelas de animais, conseguiu também deixar uma atmosfera um pouco mais light. Outra interpretação que fiquei encantada, foi de um ator que foi a primeira vez que vi o trabalho, o nome dele é John Hawkes. Ele faz o tio da garota, um perfil massacrado pela vida. Carrega nos olhos aquela ângustia de sobrevivência em um cenário tão marginalizado. Depois fui procurar no Google fotos do ator, ele fez tão bem a caracterização, que é bem mais novo do que aparentava. Bom, vou terminar falando sobre o ponto mais incrível de "Winter's Bone". O amor que a garota tinha por seus irmãos menores, era tão grande que fez toda aquela caminhada difícil, no final ser a maior declaração do que o amor quando se tem em uma família, não existe tempestade que abale. E o final é tocante, um simples closer.
Sinopse: Aos 17 anos de idade Ree Dolly (Jennifer Lawrence) embarca em uma missão para encontrar seu pai depois que ele usa a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desaparece sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e dessa forma começa a juntar a verdade sobre seu pai.
O grande ator John Hawkes interpreta o tio Teardrop. A atuação dele é digna de toda a admiração possível que exista. A muito tempo que não via um trabalho tão fantástico.


Jennifer Lawrence como a forte Ree. Carregou a todo momento um olhar firme, direto que a personagem deveria ter. Essa atriz vai longe na carreira, tenho certeza!


Cena em que a ingenuidade e amor, toca a gente! Um dos finais mais sensíveis que assisti.

Ree: You always half scared me.
Teardrop: That's cuz you're smart.
(Winter's Bone)