segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

"Depressão do Planeta"


Desde que estou vendo essa tragédia das chuvas em Santa Catarina, mais eu tenho certeza que o culpado de tudo isso, chama-se "Aquecimento Global". E saber que esse fenômeno é culpa exclusivamente do homem, fico ainda mais perplexa. O mundo em que que vivemos, se pararmos um pouco para pensar funciona como um grande relógio, e para funcionar esse mecanismo, ele tem que trabalhar corretamente, não é? Mas para acontecer isso temos que colocar bateria, ou dar corda. Aí se por acaso, não fizermos isso, ele começa a dar hora errada, e fica totalmente desregulado. Comparo o aquecimento do Planeta Terra assim! O homem deixou de controlar as coisas como tem que ser, e está destruindo a cada dia tudo na natureza. Lembro que anos atrás, não existia Tsunami, chuvas em excesso e nem furacões com nomes de mulheres. Hoje é normal, catástrofes em cada canto dos continentes. No meu cotidiano mesmo, vejo que tem algo de muito anormal acontecendo. Por exemplo, tá sol chove de repente, aí para. Daí começa de novo, sol e chuva junto, depois começa a esfriar e depois de um tempo calor. Isso quando não acontece temporal, que parece mais dilúvio de Noé. O modernismo chegou com todos esses problemas climáticos, por que a indústria que fabrica seu tênis por exemplo, não respeita as leis de preservação do ar, aí solta um monte de poluição química. Os mais modernos carros da BMW ao Porsche, também distrubui pelos trânsitos e estradas da vida, mais poluição. O que precisa urgente é da conscientização dos governantes, a criar uma nova estratégia contra o Aquecimento Global, inventando outras formas para não existir mais liberação de poluentes pela atmosfera. Por que o que não falta são países ricos para ajudar nisso. O Japão prometeu liberar 100 milhões ao Banco Asiático de Desenvolvimento para combater o aquecimento global na região. O país também pediu que seja feito um forte acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa. Só quero ver, se essa iniciativa dá início de uma amenização do que está ocorrendo. Pois caso contrário daqui a alguns anos, quando o cara quiser esquiar em Aspen, só vai ter água lá, isso se ainda existir a água.

Poluição atmosférica: principal causa do Aquecimento Global.





Conseqüências do aquecimento global: Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas.



Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.



O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.





Campanhas contra o aquecimento: Live Earth, foi um evento de 24 horas de shows de música pop realizado a 7 de julho de 2007 em oito países de sete continentes, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública mundial para o aquecimento global. Reuniu 150 artistas da música e cerca de 2 bilhôes de pessoas. Contou com o apoio de empresas como MSN, Smart e Pepsi. Live Earth foi fundado por Kevin Wall, o produtor executivo mundial do Live 8, outro evento que obteve uma das maiores audiências da história para combater a pobreza. Wall formou uma parceria com Al Gore e a Alliance for Climate Protection.







O Protocolo de Quioto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá (outubro de 1988), seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvall, Suécia (agosto de 1990) e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CQNUMC, ou UNFCCC em inglês) na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Também reforça seções da CQNUMC. Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.

Um comentário:

JESSICA MARIA disse...

Parabéns, maninha!!!
Este assunto, vc fez muito bem de abordar aqui também...!!! Não suportamos mais tantas agressões ao meio ambiente, temos que colocar um basta em tudo nisso. E como fazer?? Conscientização; é a palavra chave, e ela começa em casa, os pais educando os filhos a proteger a sua casa que é o Planeta Terra, porque daqui à alguns anos, estas mesmas gerações que estão vindo agora, irão agradecer!!
Bjuss!! ;)