
Em um tempo que as grandes animações de cinema são a moda do momento, os desenhos e as histórias Infantis antigas são esquecidas. Tenho uma gostosa lembrança de quando eu tinha uns 7 anos de idade, quando meu vô Levi comprou uma coleção de livros da editora Globo, em cada um deles acompanhava uma fita k7 de áudio e a historinha era narrada. Essa coleção se chamava "Conte outra Vez", toda vez que eu sentava e ouvia aquilo, era um sonho para mim! Naquele momento eu entrava naquelas histórias mágicas e imaginava de uma forma ingênua, que só as crianças conseguem. Os desenhos do livros, todos muito delicados e bem feitos e em cada folha aquele cheirinho de tinta. É incrível como não sai da memória tudo isso! Eu amo a modernidade do computator e amo os filmes de animação, por exemplo o Shrek que é meu favorito. Mas a magia dos contos antigos, tem um encanto diferente. Os irmãos Grimm foram autores em sua parceria, de muitas famosas fábulas infantis. Até hoje são lembradas com notoridade no mundo todo. E todo esse dom deles, surgiu em uma época que não se tinha recurso algum, somente a imaginação. Decidi voltar um pouco no tempo, e por aqui no Blog, as histórias que sou fã. Eu quero lembrar do tempo em que o "Flautista Mágico" era esperto, "A Blanca de Neve" a mais bela e o "Aplendiz de Feiticeiro" o mais teimoso.
O Flautista Mágico:A fim de resolver o problema de uma pequena cidade: a invasão de ratos que estavam por toda parte, Hamelin oferece ao rei os seus préstimos no sentido de libertá-la dessa epidemia. Sendo um exímio flautista, com a sua melodia ele consegue encantar todos os ratos que o seguem atraídos pela sua música. O caminho é longo e nosso herói vive dissabores antes não imaginados, como por exemplo, educar a alma humana adulta a perceber a importância que as promessas feitas (contrato verbal) têm em nossa vida, reavivando, nos dias de hoje, o princípio implícito no ditado que enaltece o valor de 'um fio de bigode.
Aladdin e a Lampada Maravilhosa:Aladim é descrito como um jovem adolescente que se recusa a aprender o ofício do pai, que é alfaiate, sendo descrito por sua mãe como imaturo, "esquecido que não é mais criança". Mesmo depois da morte do pai, quando tinha quinze anos, ele não se modifica – é travesso e prefere brincar a trabalhar. Por este motivo, é também descrito como mau e desobediente. Aladim mantém-se despreocupado com uma definição para sua vida até ter um encontro com um feiticeiro ou mágico, que o procurava. Este encontro foi determinante para modificar sua trajetória. O mago, possuidor de muitos poderes e capaz de realizar muitos feitos, procura Aladim como um auxiliar eficaz para concretização de uma meta específica – obter uma "lâmpada maravilhosa", uma lamparina semelhante àquelas utilizadas na iluminação doméstica, mas que continha um "gênio" (em árabe djin) que a habitava e que era capaz de realizar todo e qualquer desejo a ele dirigido.
Cinderela: Cinderela era filha de um comerciante rico, que faleceu quando ela ainda era muito jovem. Foi então criada por sua madrasta malvada, que junto de suas duas filhas, transformaram-na em sua serviçal. Cinderela tinha de fazer todos os serviços domésticos - lavar, varrer, cozinhar - e ainda era alvo de deboches e malvadezas. Seu refúgio era o quarto no sótão da casa e seus únicos amigos, os animais da floresta. Um belo dia, é anunciado que o Rei irá realizar um baile no Castelo, para que o princípe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. Cinderela como não podia ir ao baile chorou, até que uma fada madrinha surge em sua vida e a ajuda.
Blanca de Neve e os Sete Anões:Uma rainha má e bela (que também é bruxa) resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todas. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo por toda a eternidade.
O Mágico de Oz:Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ele deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.
O Aplendiz de Feiticeiro:Conta a história de um menino ambicioso, que vai trabalhar com um feiticeiro em sua oficicina. Um dia deixando o seu aprendiz com algumas tarefas para executar ele sai, mas pede para o garoto não mexer em nada. Adivinha o que acontece?
João e Maria:Este conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que de acordo com esposa, decide largá-los na floresta porque a familia não tem mais condições de mantê-los. No caminho pela floresta João e Mária espalham pela floresta migalhas de pão, este detalhe que é o mais conhecido e caracteristico da obra, porém essas migalhas acabam sendo devoradas pelos passáros e com isso João e Mária acabam perdidos na floresta. Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. A bruxa planejava engordar as crianças para depois comer de sua carne. enquanto João se alimentava e aos poucos engordava, Mária trabalhava na casa para depois ser a próxima. Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam a jogando dentro do prórpio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai e voltam para casa levando consigo providencias suficientes para o resto de suas vidas.
O Soldadinho de Chumbo:Conta a história de um boneco que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca. O amor entre eles é puro, o Soldadinho de Chumbo faz tudo para a Bailarina.
O Gato de Botas: Um moleiro possuia três bens: um moinho, um burro e um gato. Ele resolve repartí-los entre os três filhos na hora da morte. O filho mais moço, que recebeu o gato, ficou muito descontente, mas o gato demonstrou que um amigo leal e astuto vale mais que as riquezas.
Os irmãos Grimm: (Em alemão Brüder Grimm), Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de 1785 e 24 de Fevereiro de 1786, respectivamente, foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão - Deutsches Wörterbuch) e estudos de lingüística, e ao estudo do folclore.
Contos mais famosos:
* Cinderela;
* Branca de Neve;
* João e Maria;
* Rapunzel;
* Os Músicos de Bremen;
* A Protegida de Maria;
* O Ganso de Ouro;
* O Alfaiate Valente;
* O Lobo e as Sete Cabras;
* Os Sete Corvos;
* As Aventuras do Irmão Folgazão;
* Os Três Fios de Ouro de Cabelo do Diabo.
Capa do livro que cito da coleção "Conte Outra vez"