sábado, 20 de junho de 2009
"Clarice Lispector"
Pensei muito para começar a escrever esse Post sobre Clarice, pois sua vida e obra é tão rica e grandiosa, que qualquer coisa que vou descrever agora por diante, ainda acho pouco. Mas vou me expressar com meu jeitinho peculiar a minha admiração por essa autora... A matéria que eu mais gostava no colegial, era Literatura, por que como sou extremamente criativa e sonhadora, com a leitura eu viajo em meus pensamentos. Mas na escola, é uma pena que na minha época pouco se aprofundou sobre a Clarice. Então vim a conhecer ela, agora nessa minha fase da vida, que considero a melhor! Pois entendo e absorvo muito melhor tudo. Acho que foi um amigo, que me enviou uma pequena citação, e a partir desse dia fiquei apaixonada por tudo que li. Quem já teve o prazer de ler algo de Clarice, com certeza notou, que tudo que ela escrevia, vinha diretamente de sua alma, e pode notar que a forma que ela se expressava era tão verdadeira, que pode passar anos e quem for ler um livro dela ou algum fragmento vai se identificar. Pode ser homem e mulher, está ali a lição que vai tocar lá no seu íntimo. Todo mundo vivencia momentos parecidos, em que sentimos no meio de uma enorme Metamorfose Albulante, como já dizia o saudoso Raul Seixas. Clarice junta todos nossos elementos, Alma, corpo e coração... Até mesmo quando cita o amor, ah esse amor que nos pega de uma forma absurda! Clarice foi lá e acertou em cheio na hora de comentar sobre esse assunto. Uma vez sugeri a autora Maria Adelaide Amaral, a escrever uma minissérie sobre Clarice Lispector, e ela me disse que também a admira muito, e esse pode ser um projeto quem sabe futuro. Até sugeri para que Paola Oliveira, que é super parecida fisicamente com ela, para interpretação. Fica aqui meu desejo e sugestão até para outa pessoa que vir a ler meu Post, se for um autor por exemplo quiser levar essa idéia adiante. Então é isso, Clarice revolucionou a literatura e conseguiu com grande mérito encantar milhares de fãs, e com certeza se você que tiver lendo isso, e combinar como ela em seu modo de enxergar a vida, meus parabéns! Pois você é determinado e intenso!
Curiosidades: Clarice verteu para o português, em 1976, o livro Entrevista com o Vampiro, da autora estadunidense Anne Rice.
*Ainda jovem, à época esposa de diplomata brasileiro, serviu como voluntária na campanha da Itália durante a II Guerra Mundial, no corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira.
*A primeira edição de Onde estivestes de noite foi recolhida por ter sido colocado, erroneamente, um ponto de interrogação no título.
*Em artigo publicado no jornal The New York Times, no dia 11/03/2005, a escritora foi descrita como o equivalente de Kafka na literatura latino-americana. A afirmação foi feita por Gregory Rabassa, tradutor para o inglês de Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e de Clarice.
*"A descoberta do mundo", de Clarice Lispector, foi um dos livros prediletos do cantor, compositor e poeta Cazuza.
Abaixo trechos, fragmentos e poemas prediletos dela:
"Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la"
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento"
"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam"
(Livro, A Hora da Estrela)
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome"
(Livro, Perto do Coração Selvagem)
"Já entrei contigo em comunicação tão forte que deixei de existir sendo. Tu tornas-te um eu. É tão difícil falar e dizer coisas que nunca podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o silêncio do encontro real, entre nós dois Dificílimo contar: olhei pra vc por uns instantes, tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão perfeita..Eu chamo isso de estado agudo de felicidade."
"Gosto dos venenos mais lentos!
Das bebidas mais fortes!
Das drogas mais poderosas!
Das idéias mais insanas
Dos pensamentos mais complexos
Dos sentimentos mais fortes.
Dos cafés mais amargos!
Tenho um apetite voraz.
E os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco
que eu vou dizer:
E daí? Eu adoro voar!"
"Mas há a vida que há para ser vivida, há o amor. Há o amor. Que é para ser vivido até a última gota. Sem medo. Não mata"
"Sou uma filha da natureza:
quero pegar, sentir, tocar, ser.
E tudo isso já faz parte de um todo,
de um mistério.
Sou uma só... Sou um ser.
E deixo que você seja. Isso lhe assusta?
Creio que sim. Mas vale a pena.
Mesmo que doa. Dói só no começo"
"Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.
Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce dificuldades para fazê-la forte,
Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas,
elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos"
"E eis que depois de uma tarde de “quem sou eu”
e de acordar à uma da madrugada ainda em desespero
eis que às três horas da madrugada acordei e me encontrei.
Fui ao encontro de mim. Calma, alegre, plenitude sem fulminação.
Simplesmente eu sou eu. E você é você. É vasto, vai durar"
"Farei o possível para não amar demais as pessoas,
sobretudo por causa das pessoas.
Às vezes o amor que se dá pesa,
quase como responsabilidade na pessoa que o recebe.
Eu tenho essa tendência geral para exagerar,
e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo.
É uma forma de paz"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário