
Assistindo a esse filme, reforça ainda mais a idéia que chega algum momento na vida, que acordadamos para um mundo diferente, no qual a idéia de um grande objetivo se abre, e a partir desse momento renascemos para algo muito além que acreditamos que não existia. Diários de Motocicleta conta a história de dois jovens amigos, Alberto Granado e Che Guevara em que decidiram viver uma aventura pela América Latina. O mais legal no filme que gostei, que passa essa deliciosa idéia que é a Liberdade, que é o momento que dá vontade de largar tudo, e sair viajando para conhecer pessoas novas, e lugares mágicos que tem por aí. Foi exatamente isso que os dois fizeram, e essa tragetória mudou a vida deles completamente, especialmente do Che que foi conhecido por ser um revolucionário comunista rebelde, mas no filme transmite muito bem os pensamentos de um jovem sonhador, apaixonado por Pablo Neruda e com uma vontade imensa de apenas ser feliz. Eu particularmente sou fascinada pela história dele, pois acho que ele foi muito corajoso em seguir seus ideias. Acho que de uma forma ou outra cada um tem que ter essa força de viver, e se achar que deve abraçar alguma causa, vá em frente sem medo. Indico esse belo filme, a todos aqueles amantes da sétima arte que é feita com simplicidade, mas com um roteiro super rico em relatos verídicos. Meus parabéns ao talentoso diretor brasileiro Walter Salles que dirigiu essa obra. Como todo filme que assisto e interesso, tenho mania de procurar tudo sobre ele, acabei achando fotos da época em que os dois viajaram, vale a pena conferir.
Sinopse: Em 1951, seis meses antes de se formar em Medicina, decide interromper o curso - para desespero de seu pai - e iniciar, com Alberto Granado, uma grande viagem pelo continente, de Buenos Aires a Caracas, na velha motocicleta do companheiro, uma Norton 500 cc, fabricada em 1939 e apelidada de La Poderosa II. Nessa viagem, Guevara começa a ver a América Latina como uma única entidade económica e cultural. Visita minas de cobre, povoações indígenas e leprosários, interagindo com a população, especialmente os mais humildes. De volta à Argentina em 1953 acaba os estudos de Medicina e passa a dedicar-se à política.









Alberto Granado hoje com 87 anos, foi idéia dele viajar pelo continente sul-americano partiu de Alberto. Há anos ele sonhava com a viagem, mas até então não tinha tomado nenhuma iniciativa. Sua família considerava "a viagem de Alberto" como uma fantasia. No entanto, com quase 30 anos de idade, Alberto convidou Ernesto para a aventura. O jovem Che, então com 23 anos, estava cansado da rotina de aulas e prova da faculdade de medicina e aceitou na hora. O reencontro com Che Guevara aconteceu no dia 24 de julho de 1960, no Banco de Cuba. Alberto chegou ao local com sua família e decidiu abandonar seu trabalho na faculdade na Venezuela e ficar de vez no país. Chegou a ensinar bioquímica na Universidade de Havana e ocupou uma posição no Ministério da Saúde. Ele era "uma das poucas pessoas que podiam criticar Che na sua frente sem que nada acontecesse". Ele o contestava sobre excesso de rigidez na sua personalidade e seu desprezo pelos "covardes", mentirosos e puxa-sacos.

"Lutam melhor os que têm belos sonhos"

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira"

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros"

"Devo dizer , correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é movido por um grande sentimento de amor"

"Eles podem até tirar minha vida, mas nunca minha liberdade"
(Che Guevara)

2 comentários:
a primeira ves que eu pude ver esse filme foi na sala de aula, embora naun tenha assitido ele por completo na escola a vontade de poder assist-lo novamente foi grande, ate que em uma madrugada de quarta para quinta feira tive essa oportunidade de assisti-lo novamente
tenho que adimitir que fiquei facinado com tal obra
e tambem dedico a mesma para todos aqueles que aprecian uma boa historia.
sensasional a história do filme..
esta ao alcance de qualquer um , mas ninguem tem coragem de ir...
queria viver esta esperiencia...parabens pelo blog!!
Postar um comentário